O feltro - Breve História

O Feltro

Antigamente o Feltro era fabricado de pelos de animais ou fios sintéticos agregados por um processo chamado calandragem. Este tipo de produto também é conhecido como TNT (Tecido não tecido) pois não é constituído por fios entrelaçados e sim por uma massa de fibras compacta, a calandra.

Os primeiros registros arqueológicos da fabricação do feltro se deu na Ásia (Mongólia e Turquia) que era utilizado na fabricação de mantas, tapetes e roupas e até tendas nômades. As vantagens do feltro como material fazem dele um material muito útil até hoje.

  1. O Feltro é ótimo isolante térmico, por isso sempre foi utilizado para fazer chapéus, revestimento de calçados e roupas de frio e acessórios.
  2. O Feltro apresenta grande capacidade de autolimpeza não necessitando de lavagens constantes como no caso de outros tipos de tecido.
  3. É um ótimo regulador de umidade e isolante sonoro
  4. Na imagem um exemplo de tenda (Yurt) nômade feita utilizando feltro na Mongólia.
  5. O Feltro também pode ser facilmente manuseado com ferramentas simples. Também é fácil de ser costurado

Atualmente o feltro é produzido com fibras sintéticas que se assemelham muito aos pelos de animais usados antigamente e é largamente empregado por várias indústrias. No artesanato participa na fabricação de diversos produtos. A grande vantagem atual do feltro é sua grande variedade de cores, espessuras, facilidade de manuseio e o ótimo preço.

Fonte: Comofazeremcasa

0 Comentários:

Postar um comentário